Habilidades Paranormais

O que paragons podem fazer? É difícil responder esta pergunta. A melhor resposta possível até o momento é um catálogo de coisas que os paragons fizeram, já que não há dois paranormais com capacidades exatamente iguais e não é claro quantos existem ou quais são os limites de seus poderes. “Impossível” foi redefinido – de acordo com alguns – como algo que um paragon não conseguiu fazer… ainda. Com o aumento do estudo e entendimento de paranormais, mais é aprendido sobre os limites de seus poderes. No momento, esta seção discute traços gerais e observações sobre os paragons e suas habilidades.

Habilidades Físicas

Alguns paragons são aprimorados ou verdadeiramente possuem características sobre-humanas, particularmente coisas como força, velocidade, agilidade, resistência ou durabilidade.

Note que o número de habilidades físicas demonstradas por paragons, particularmente força sobre-humana, podem ser classificados como “milagres”, dado que geralmente elas desafiam nosso entendimento de coisas como alavancas, massa, gravidade, entre outros.

Por exemplo, muitos paragons super-fortes podem fazer coisas como levantar carros, trens, e até edifícios interiores, sem que estes objetos desabem sobre seu próprio peso, ou a estrutura onde o paragon está caia sobre seu peso aumentado: um paragon pegou um caminhão de 10 toneladas pelo seu para-choque e levantou sobre sua cabeça enquanto estava sobre um palco sem cair por ele ou ter arrancado o para-choque em suas mãos. Isso sem falar sobre problemas com qualquer forma humana e tamanho do ser, não importa o quão forte, exercer alavanca suficiente para levantar aquele peso sem ficar ancorado ao chão de alguma forma.

As razões para que isto permaneça tão desconhecido quanto outros poderes paranormais: especulações sobre alguma forma de habilidade telecinética que age sobre objetos levantados como um todo e os mantêm unidos, ou uma habilidade localizada para “editar” leis físicas, tornando o impossível possível, e permitindo um paranormal a quase literalmente “clicar e arrastar” um objeto físico através do espaço, mas estas não são mais do que teorias a este ponto, e algumas não explicam tudo o que os paragons podem fazer.

O mesmo é verdade para outras habilidades físicas aprimoradas: há paragons capazes de correr mais rápido que a velocidade do som, apesar de terem tecidos musculares e ósseos normais, o que não deveria ser capaz de sobreviver a pressão ao se mover a incríveis velocidades. Paranormais exibem tremenda resistência a dor, literalmente capaz de amassar balas contra sua pele, que são aparentemente normais ao toque. Alguns paranormais super-fortes podem criar buracos em concreto sem ferir as mãos, mas não demonstram outras resistências ao dano particulares.

Há especulações consideráveis sobre onde a linha de habilidades físicas entre “normal” e “paranormal” deva ser traçada. Especialistas acreditam que alguns paranormais “furtivos” podem ter impressionantes habilidades, mas não sobre-humanas. É impossível dizer o quantos atletas talentosos podem ser paranormais.

Habilidades Mentais

Paranormais demonstra um número de faculdades mentais aprimoradas, incluindo memória, cálculo, velocidade de processamento de informação, aquisição de novo aprendizado, e outros. Algumas destas habilidades mentais se aproximam de para-sentidos (veja o seguinte).

Por exemplo, há paranormais capazes de deduzir matemática tão rápido quanto qualquer computador, ou absorver informação de um texto tão rápido quanto eles são capazes de virar as páginas. Outros paragons demonstrar memorização quase perfeita, capazes de precisamente descrever qualquer coisa que já experimentaram, mesmo momentaneamente, com completa precisão. Testes convencionais de inteligência caracterizam alguns paranormais com QIs mais altos que qualquer um visto na história do método do teste, algumas vezes por ordens de magnitude.

Uma capacidade mental paranormal particular é a inventividade aumentada. Há alguns paragons capazes de projetarem e construírem dispositivos tecnológicos mais avançados que o conhecimento e técnicas presentes permitiriam. Em alguns casos estas são sínteses e avanços envolvendo tecnologias existentes. Em outros, os resultados são chamados de “dispositivos ACME” ou paratecnologias.

Também fracamente classificado como habilidade mental são os níveis aprimorados ou sobre-humanos de perícia social, paranormais capazes de persuadir pessoas a fazer quase qualquer coisa, ou influenciar pessoas em larga escala. Estes limites de habilidade estão fortemente ligados a habilidades para-sensoriais ou milagres, mas novamente a linha de divisão não é clara. Será “controle mental paranormal” ou apenas desconhecidos níveis de carisma, ou uma habilidade humana similar?

Conectadas de forma próxima a faculdades mentais aprimoradas estão as habilidades sensoriais aprimoradas que alguns paranormais experimentam: acuidade incomum dos cinco sentidos, ao longo de grande senso de memória. Alguns destes podem estar relacionados a uma habilidade mental aprimorada para processar o que os sentidos percebem.

Habilidades Para-Sensoriais

Além das habilidades sensoriais aprimoradas estão as verdadeiras capacidades paranormais ou “para-sensoriais”, além do limite dos cinco sentidos humanos, algumas vezes estendendo até o sexto sentido, ou mais.

Paragons demonstram uma gama de sentidos incomuns, desde serem capazes de “ver” as bandas do espectro eletromagnético (muito além dos comprimentos de onde detectados pelos humanos devido a estrutura ocular) até a audição do espectro ultra e infrassônico, demonstrando análises bioquímicas precisas através do faro e paladar, e toques super-sensíveis capazes de diferenciar entre materiais altamente similares por diferenças puramente tácteis. Ecolocalização, sonar, até recepção de rádio são exemplos de habilidades paranormais.

Ainda mais há exemplos paranormais de que existem as chamadas PES (percepção extra-sensorial) ou telepatia. Alguns paragons podem “ler mentes”, sabendo o que outra pessoa está pensando ou capaz de aprender informação conhecida por elas sem qualquer contato ou comunicação direta. Alguns podem sentir eventos acontecendo a grandes distâncias ou até mesmo ter visões do passado ou futuro. O mecanismo destes poderes para-sensoriais continua tão desconhecido quanto os outros. Teorias sobre emaranhamento quântico de consciência e a natureza holística da realidade são pouco mais do que especulações estranhas no presente.

Sábios

Alguns paragons demonstra níveis sobre-humanos de habilidade, geralmente com pouco ou nenhum treinamento ou prática formal, um tipo de “talento” paranormal para uma perícia particular ou área de estudo. Alguns paragons são normalmente conhecidos como “sábios”, apesar deles serem os mais difíceis de se identificar positivamente, dada a linha borrada entre a habilidade “normal” e “paranormal”. Sábios são geralmente marcados com sua área de especialização particular, como um sábio tecnológico, sábio de combate, sábio artístico, sábio matemático, entre outros.

Um padrãoc comum para sábios é o desenvolvimento espontâneo da habilidade. Por exemplo, um sábio tecnológico poderia saber pouco ou nada sobre ciência, tecnologia, ou engenharia, mas de repente desenvolve uma sede tremenda sobre informação nestes tópicos, consumindo materiais de referência numa taxa assustadora e integrando todo o conhecimento para dar saltos fabulosos em lógica e compreensão. Numa questão de dias, o paragon excede o conhecimento básico da maioria dos especialistas no campo e explora novos materiais teóricos. O mesmo caso é geral para outros sábios.

Alguns sábios são anteriormente capazes em sua área de especialização, mas atingem um limiar – tecnicamente o limiar paranormal – levando-os a um novo nível. Estes são os sábios mais difíceis de se isolar, já que sua progressão pode aparentar parte de seu aprendizado normal, crescente ao grau mais impressionante.

Pesquisadores paranormais notam que habilidades de sábios tendem a compartilhar características em comum com outros poderes, e podem ser sujeitos a um desligamento e a outras peculiaridades evidenciadas por paranormais (veja Psicologia Paranormal para mais detalhes). Por exemplo, alguns sa´bios precisam de “amuletos de sorte” ou rituais particulares para acessar suas habilidades aprimoradas, enquanto confiança e o estado de mente geral aparentam ter o papel de exercício de suas habilidades.

Milagres

Por fim, a categoria mais generalizada de habilidades paranormais são conhecidas como “milagres”. Ela inclui qualquer poder que desafia a explicação científica, mas mais especificamente foca em habilidades que não são aprimoramentos de capacidades físicas, mentais, ou sensoriais do paragon. Assim milagres incluem feitos diversos como telecinese (mente sobre matéria), teleporte, transmutação, geração e direção de energia (sem fonte aparente), mudança de forma, e muitos outros “super-poderes” demonstrados por paragons.

Apesar do termo ter implicações religiosas, cientistas seculares também os usam para indicar a natureza e mecanismo desconhecidos de habilidades paranormais, o que um especialista chamaria o “quanto um milagre ocorre” parte da equação. Alguns poderes podem ser explicados por ciência convencional, exceto quando um milagre (não importa o tamanho) precisa acontecer no caminho. Esta fonte de que o “milagre” é a base para a maioria das teorias de origens de paranormais.

Milagres Menores

Apesar de todos os poderes paranormais milagrosos envolverem algum tipo de elemento inexplicável, nem todos são tão espetaculares. De fato, alguns poderes paranormais são atualmente menores, apesar de não menos impossíveis de como funcionam. Por exemplo, um paranormal poderia ter a habilidade de transformar água em vinho, e mais nada. É impressionante no ponto de vista científico (e potencialmente teológico), mas nada terrivelmente útil a não ser que o paranormal pretenda abrir um vinhedo ou começar uma nova seita religiosa.
Como o mecanismo exato dos poderes permanece desconhecido, também as razões de porque alguns paranormais são mais poderosos que outros. Há aqueles que possuem poderes divinos enquanto outros têm habilidades menores. Teorias incluem as condições do limiar do paranormal, a variedade de fatores emocionais e psicológicos, e também um grau desconhecido de “potencial”. Uma medida de desejo subconsciente pode também fazer parte: alguns poderes são menores, mas convêm com a personalidade e desejos do paranormal de algum modo, o tornando mais significativos para o usuário.

Habilidades Paranormais

Paragons caldeira_leon