Terminologia

Há muitos termos e jargões utilizados em Paragons, geralmente se referindo a elementos do cenário.

Aberração: Um limiar que resulta num comportamento esquisito ou numa aberração.

Avanço: Forçar um limiar artificialmente, envolvendo uma experiência que “avança” um normal para um paranormal. Avanços são muito raros, muitos deles que são forçados terminando em tragédias.

Caçador de Origem: Uma pessoa que deliberadamente tenta despertar uma origem, esperando tornar-se um paranormal. Mais de alguns caçadores de origem foram feridos gravemente ou mortos, e a prática tornou-se um tipo comum de substituição para o suicídio.

Canalizar: Um médium paranormal capaz de “canalizar” inteligências sem corpo para que elas possam se comunicar através dele. A personalidade do canalizador é suprimida no processo.

Centelha: O gatilho para o limiar do paranormal.

Desligamento: Quando os poderes de um paranormal cessam de funcionar, temporariamente ou permanentemente, devido a uma crise de confiança ou impedimento similar.

Despertar: Ao estimular ou ativar o desenvolvimento do poder paranormal, tornando-se um paranormal, é chamado de despertar. Um termo mais comum é limiar.

Dispositivo ACME: Uma tecnologia “impossível” feita por um paranormal que funciona apesar das leis físicas conhecidas, mas é geralmente dependente dos poderes do paranormal para funcionar. Dispositivos ACME são nomeados devido aos desenhos animados e seus apetrechos impossíveis.

Ectoplasma: Um “material primordial” estranho produzido por alguns paranormais.

Efeito Centopéia: A teoria em que os poderes paranormais funcionam melhor (ou de qualquer forma) se não forem muito analisados. Isto é relacionado ao Efeito Dumbo.

Efeito Dumbo: A teoria de que poderes paranormais funcionam porque eles acreditam (até certo nível).

Eidolon: Literalmente “sombra” ou “imagem”, um eidolon é um arquétipo ou ser “maior” encontrado na Imageria. Eidolons podem ser deuses (ou seres divinos) ou “apenas” reflexos de arquétipos do subconsciente coletivo.

Espectro: Um espião, particularmente um paranormal trabalhando para uma agência de inteligência ou espionagem.

Fortean: Nome para Charles Fort, famoso estudioso do estranho. Se refere a fenômenos estranhos ou não-explicado sem qualquer agente paranormal envolvido.

Grupo de Centelhas: Um grupo que tentam provocar limiares em pessoas.

Imageria: O reino de um potencial relacionado subconsciente coletivo, essencialmente a imaginação se manifestando.

Impossível: Algo que um paranormal ainda não fez.

Limiar: Se tornar um paranormal totalmente funcional ou capaz. “Limiar” é o momento em que os poderes do paranormal se desenvolvem. “O Limiar” (artigo definido) é o limiar em massa inicial, ocorrido em 1999, e oficializado com a aparição do Patriota.

Limiar Quieto: Um limiar que não possui efeitos dramáticos ou estressantes como gatilho.

Momento de Pico: O momento preciso em qual um humano tem um limiar e se torna um paranormal.

Normal: Não-paranormais. Algumas vezes usado ironicamente ou deteriorando a imagem pelos paranormais para descrever os não-paranormais.

Origem: Um termo comum para circunstâncias sob as quais um paranormal tem seu limiar ou manifesta seus poderes.

Para-: Prefixo significando “acima” ou “além”.

Paraciência: Os ramos da ciência que estuda os eventos paranormais. Parapsicologia estuda a mente e poderes “psíquicos”. Parafísica estuda os poderes paranormais agindo sobre o mundo físico. Parabiologia envolve a biologia paranormal e formas de vida. Parapsiquiatria estuda da saúde mental dos paranormais. Parateologia é o estudo do efeito de paranormais em crenças e religiões.

Para-Cristão: Também Xtian, usando gírias. Nome comum para um membro da Igreja de Jesus Cristo, Paranormal, que acredita que Jesus Cristo foi um paranormal histórico, e os paranormais modernos são escolhidos de Deus.

Parafurtivo: Um indivíduo com habilidades paranormais impressionantes, mas não obviamente super-humanas, permitindo que ele se passe como um normal.

Paragon: Termo comum para um paranormal, geralmente aplicado com um grau de ironia.

Paranormal: Nome científico para habilidades além da compreensão da ciência, e as pessoas que as possuem.

Parasensorial: Também extrasensorial. Informação sensorial que vem além dos cinco sentidos tradicionais.

Paratecnologia: Um termo mais estudioso para Dispositivos ACME, tecnologia dependente de poderes paranormais para funcionar.

Psiquismo: Poderes paranormais afetando a, ou afetados pela, mente. É possível que todos os poderes paranormais sejam psíquicos em natureza.

Quadrinhos Reais: Um gênero de histórias em quadrinhos e “ficção gráfica” baseada em paranormais reais; as publicações mais vendidas da atualidade.

Sábio: Um paranormal com capacidades super-humanas em uma perícia particular. Há uma linha tênue entre sábios e normais extremamente habilidosos, tão tênue, em fato, que não é claro quando isso ocorre.

Sonâmbulo: Um termo paranormal para um não-paranormal que ainda não “despertou” como um paranormal comum.

Super-Ciência: Um termo comum para descobertas científicas ou tecnologias feitas por paranormais.

Terminologia

Paragons caldeira_leon